O "nofollow" oferece uma maneira para que os webmasters digam aos mecanismos de pesquisa "Não siga links desta página" ou "Não siga este link específico".
Originalmente, o atributo
nofollow
aparecia na metatag do nível da página, e instruía os mecanismos de pesquisa a não seguir (i.e., indexar) os links de saída da página. Por exemplo: <meta name="robots" content="nofollow" />
Antes do
nofollow
ser usado em links individuais, impedir robôs de seguir links individuais em uma página exigia muito esforço (por exemplo, redirecionar o link a um URL bloqueado em robots.txt). Por isso, o valor de atributo nofollow
do atributo rel
foi criado. Isso proporciona aos webmasters um controle mais granular: em vez de dizer aos mecanismos de pesquisa e aos robôs para não seguir nenhum link da página, ele permite com facilidade instruir os robôs a não rastrearem um link específico. Por exemplo: <a href="signin.php" rel="nofollow">sign in</a>
Como o Google lida com links classificados como "nofollow"?
Em geral, nós não os seguimos. Isso significa que o Google não transfere o PageRank ou textos âncora através desses links. Essencialmente, o uso do
nofollow
nos leva a retirar os links de destino de nosso gráfico geral da Web. Entretanto, as páginas de destino ainda podem aparecer em nosso índice se outros sites direcionarem para elas sem usar o nofollow
ou se os URLs forem submetidos ao Google em um Sitemap. Além disso, é importante observar que outros mecanismos de pesquisa podem lidar com o nofollow
de maneiras ligeiramente diferentes.
FONTE:
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